Hi people! Você sabe o qual é a importância da anamnese na Micropigmentação?
Para quem não sabe o que é, vou explicar.
“Anamnese: É um questionário que consiste em relembrar o máximo de informações com detalhes, para auxiliar o profissional.”
POR QUE VOCÊ NUNCA DEVE IGNORAR UMA ANAMNESE? No caso do médico ou profissionais da saúde, esse tipo de questionário auxilia no diagnóstico, outros profissionais como da estética e beleza, por exemplo, auxilia também no tratamento.
Um bom profissional sabe que uma anamnese bem realizada evita problemas futuros, seja em qualquer área. Mas como estamos falando de Micropigmentação vou dar um breve exemplo, uma cliente que tem um quadro de anemia, não poderá fazer Micropigmentação. Pois o pigmento que geralmente usamos possui Óxido de Ferro, e uma vez que o organismo dessa cliente tem deficiência de Ferro, esse pigmento implantando não vai durar pois o organismo irá absorvê-lo.
A anamnese tem que ser muito bem elaborada, muito além do questionário que apresenta para o cliente, o profissional tem que saber porque não se aplica, ou porque se aplica. Na verdade tem que entender porque está fazendo tal pergunta para o cliente. Tem gente que pergunta e nem sabe porque pergunta kkk.
Existem milhares de doenças, e reunir tudo em um único questionário seria impossível, mas o profissional preparado usa alguns relatos e também de bom senso, para saber se deve ou não realizar o procedimento.
Nós aqui na GB Micropigmentação elaboramos uma aula inteira somente de Anamnese no Curso, justamente porque achamos que o profissional tem que estar preparado para o dia a dia. Porque colocam a anamnese como se fosse receita : “Segue isso aqui e está tudo certo!”
Mas não é assim no dia a dia, eu vejo profissionais com problemas de fixação de pigmento, e até mesmo de cicatrização, simplesmente porque não perguntou o que deveria saber. Sim, se você como profissional faz a pergunta certa e sabe porque está perguntando, não terá problemas com relação aos resultados.
Um dia desses, vi uma pessoa MICROPIGMENTADORA famosa no youtube, ensinando sobre anamnese e disse que micropigmentação pode fazer se tiver HIV. Você como profissional tem que entender primeiro que:
⇒ O que é o vírus HIV?
⇒Se a pessoa tem o vírus ou é portadora do vírus? (porque uma coisa é ser portadora outra coisa é ser aidético)
⇒Quais são as consequências que se eu usar algum método com componentes químicos, posso trazer a esse paciente?
Eu sei a resposta, e você também deveria como profissional, e essa pessoa no youtube ensinando errado, também deveria saber. Como diria a frase de Charles Caleb: “A má informação é mais desesperadora que a não informação.”
O HIV é uma doença oportunista, ninguém morre de HIV e sim das doenças que adquirem quando estão com HIV. Portanto se eu introduzir um pigmento que é algo tóxico para um organismo, no mínimo digamos “fragilizado”, eu posso sim acarretar sérios danos a esse indivíduo. Pessoas com HIV é contra-indicado fazer micropigmentação justamente por isso, um procedimento invasivo realizado em um estabelecimento sem o mínimo de higiene pode desencadear uma infecção generalizada nesse cliente, que tem uma imunidade baixa. E eu não estou exagerando, porque eu sei que tem lugar que não tem o mínimo de biossegurança.
Eu criei um Curso de Micropigmentação totalmente on line, onde passo todo o meu conhecimento e coloco toda a minha vivência de atendimentos e cursos NACIONAIS E INTERNACIONAIS que realizei.
Segue o link: CURSO DE MICROPIGMENTAÇÃO ON LINE
Fiz um vídeo falando sobre Anamnese, totalmente gratuito:
Muito cuidado ao ouvir algumas pessoas que se dizem profissionais, porque elas falam com tanta convicção que dá para acreditar, eu vi inclusive pessoas dizendo nos comentários do vídeo que adoraram a dica. Eu não poderia deixar passar e simplesmente deixar que isso acontecesse. Antes estudem! HIV é contra-indicado sim, para fazer Micropigmentação.
Sucesso e bjs de luz.